DANOS MORAIS

advogado especialista em danos morais

O que são danos morais? 


  Os danos morais são as perdas sofridas pelo ser humano e que não podem ser estimadas em dinheiro. O mero dissabor, uma contrariedade não pode ser elevada ao grau de dano moral.

   Neste sentido o advogado tem papel fundamental ao avaliar a situação e determinar a existência ou não do direito de seu cliente, ou seja, danos morais. 

   No Brasil os danos morais começaram a ganhar atenção com o texto constitucional de 1988. Inicialmente, na década de 90, as decisões pareciam seguir a mesma linha da justiça americana, com valores bastante substanciais. Posteriormente os tribunais estaduais e o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) passaram a reduzir o valor de tais indenizações.

Quais os tipos de danos morais mais comuns? 

   Hoje em dia os danos morais ao consumidor são os que mais ocupam o Poder Judiciário. Ações contra atrasos em vôos, extravio de bagagem, corte de energia elétrica, inscrição indevida nos órgãos de proteção ao crédito, falha na prestação de serviços de telefonia lideram o ranking.  Há também ações contra erros médicos, lesões corporais, morte. Um tipo de dano moral que deverá crescer nos próximos anos é aquele causado pelo desconforto de um acidente automobilístico. O susto, o tempo do carro na oficina, o desconforto de ter de alugar um carro ou usar o ônibus. Tudo isto pode ser reparado através da ação de indenização por danos morais.


EMPRESAS DE ÔNIBUS (Dano Moral - Extravio)
COMÉRCIO ELETRÔNICO
PLANOS DE SAÚDE

BANCOS (Danos morais - SCPC - Empréstimo)

advogado especializado em danos morais contra banco do brasil bradesco itau

EMPRESAS DE ENERGIA, ÁGUA E SERVIÇOS PÚBLICOS (Dano Moral)


CARTÕES DE CRÉDITO (Danos Morais)

FESTAS (Danos Morais - Eventos)

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ - Frequently Asked Questions)

Como ou onde encontrar um advogado especializado em dano moral? Procuro um advogado especialista em danos morais.

   Você está fazendo o que é certo, ao procurar a especialização do profissional. A advocacia tem passado por inúmeras transformações. Seguindo a tendência de outros países e acompanhando a especialização de outros profissionais, como os médicos, os escritórios de advogados estão buscando profissionais especializados para suas equipes. O problema que surge é que um advogado que atende apenas uma área do direito tende a não entender de outras o que pode ser prejudicial ao processo do cliente. Nosso escritório trabalha com profissionais que tem uma visão geral do direito e posteriormente especializam-se em uma determinada área, como os danos morais.

Qual o valor de uma indenização por danos morais? 
   Depende do dano. Indenizações pedindo a reparação por conta de lesões corporais ou morte variam de 10 a 100 mil, podendo mesmo ultrapassar este valor. As indenizações que envolvem humilhação e desconforto, espera injustificada (compras, viagens ou bagagem) ou erro na prestação do serviço (entrega de produto errado, por exemplo), são menores. Variam de 2 a 10 mil reais. Um processo leva em media um ano para a primeira fase. Depois disto e encaminhado ao Tribunal (em geral na capital do Estado) onde pode aguardar de um a cinco anos para ser julgado. É bom lembrar que em qualquer momento o processo pode ser finalizado por um acordo, antecipando o resultado final.
 
Como dar inicio a um processo de danos morais? 
   Para começar, reúna a documentação necessária e entre em contato conosco, clicando aqui

Qual o  telefone do advogado especialista em danos morais?


  Nossos advogados atendem em várias partes do Brasil. Os telefones encontram-se abaixo, de acordo com a cidade. Seguindo orientação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não damos consulta por telefone. Você será encaminhado para uma consulta pessoal, quando poderá resolver todas as suas duvidas.